Você gosta de estudar inglês com filmes e séries? Eu também! Mas uma das perguntas que eu mais recebo é sobre como usar legendas da melhor forma pro estudo render melhor no vocabulário, na gramática, na pronúncia, na compreensão e tal. Muita gente acha que assistir tudo com legendas em inglês ou até sem legenda é melhor. Não necessariamente.

Primeira coisa que você precisa entender é que existe uma infinidade de exercícios que você pode fazer para estudar inglês com filmes, séries e vídeos em geral. Cada exercício tem um objetivo diferente e o ideal sempre vai ser uma programação bem planejadinha para que o seu tempo de estudo seja produtivo de verdade. Dito isso, a simples ação de assistir/ouvir um filme sem legenda ou com legenda em inglês é apenas uma opção de exercício (que se você fizer sem uma intenção, inclusive, é no máximo um treino passivo pro seu cérebro acostumar com os sons do idioma). Dá pra fazer muito mais que isso.

Exercício 1 – Prever como as coisas serão ditas

Esse é legal fazer com a legenda em português mas tem uma variação para legenda em inglês também. A ideia é ler em português e imaginar/falar (rápido, antes dos atores) como será a versão daquela fala no original. Isso vai testar seu conhecimento geral, vai te ajudar a raciocinar de forma mais ágil e vai te ensinar bastante vocabulário e equivalências (porque, muitas vezes, você vai errar nas adivinhações). A variação desse exercício para fazer com legendas em inglês é prever a entonação e possíveis pausas, como se você fosse atuar aquela fala em inglês.

Exercício 2 – Ler ao mesmo tempo

Esse é para fazer com a legenda em inglês. O desafio é conseguir falar no tempo da legenda e ao mesmo tempo que os atores – algumas frases serão mais fáceis, outras mais travadas, e é assim que vira estudo de verdade: prestando atenção nos pontos que travam, na entonação (tentar fazer também em vez de só ler igual robô) e até no vocabulário, se algo te chamar atenção.

Exercício 3 – Conferir sua transcrição

Nesse exercício, o trabalho acontece primeiro sem legenda e aí você usa a legenda em inglês depois, para conferir suas “respostas”. Selecione uma cena que foi interessante pra você e ouça-a com atenção para transcrever o que está sendo dito. Recomendo papel e caneta para excluir possíveis ajudas do corretor automático (isso é um exercício, não esqueça). Algumas partes vão ser mais difíceis e você provavelmente terá que ouvir várias vezes mas é assim mesmo: aos poucos sua compreensão vai melhorando, seu vocabulário também e até a pronúncia, por causa da repetição.

Exercício 4 – Aprender equivalências

Esse é exclusivo para quando você quiser estudar com as legendas em português. O exercício é principalmente sobre vocabulário: você vai ouvir o que está sendo falado em inglês e comparar com a legenda em português para aprender as equivalências. Mantenha em mente que as traduções e legendas são feitas por pessoas que têm técnicas diferentes (faculdade de tradução me ensinou todas). Às vezes você vai reparar que a legenda, literalmente, não tem nada a ver com a fala original. Nesses casos vale a pesquisa do motivo, que provavelmente será cultural.

Exercício 5 – Ouvir lendo e repetir em seguida

Esse é o exercício em que a legenda em inglês mais “ajuda” porque você vai, de fato, ler em voz alta. A ideia aqui é pausar o vídeo logo depois da frase e já repeti-la em voz alta. Como a legenda vai estar aparecendo na sua tela, você pode simplesmente ler – mas é aí que entra o desafio: não “só leia”, imite a fala que você acabou de ouvir, do mesmo jeito, com as mesmas pausas, mesma entonação. Algumas pessoas chamam esse exercício de “shadowing” porque é como se você fosse uma sombra, fazendo (no caso, falando) tudo exatamente igual.

Esses foram só cinco exemplos de exercícios para te ajudar a estudar melhor mas também para mostrar na prática que há muito mais sobre o estudo de inglês do que simplesmente “assistir filmes sem legenda”. Na verdade, estudar com qualidade é o que falta para muita gente que até dedica tempo ao inglês mas não faz isso de um jeito planejado, que faça sentido.

Você tem alguma técnica especial para estudar com filmes e séries? Me conta nos comentários 🍿

2 respostas para ‘5 dicas para estudar inglês com legendas

  1. Gostei muito das dicas Cintia. Não havia imaginado que dava pra praticar até mesmo com legendas em português. Definitivamente vou aplicá-las nas próxima sessões de estudo.

    1. Obrigada pelo comentário, Romeu! Esses exemplos foram só cinco sugestões com o objetivo de mostrar o tanto que dá pra fazer quando a gente começa a falar de estudar de verdade. Depois me conta o que achou dos exercícios!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s